sábado, 2 de janeiro de 2016

TURCOS INVADEM A AMÉRICA LATINA E DÃO BOOM! EM AUDIÊNCIAS





Não, calma, ainda não é guerra, (geralmente o que gera audiência é a desgraça alheia), na verdade estou falando de turcos que não costumavam passar na tvs brasileiras e em nenhuma outra da América Latina. Galãs espetaculares, mulheres belas, carros impecáveis (sim, eu reparo nos carros), um idioma pra lá de estranho, trilha sonora emotiva, novelas que demoram anos, capítulos de eterna duração, vizinhos distantes, você sabe quem estou falando, os turcos, aquele povo que consegue falar lelelele ou é lalalalala bem rápido (ainda fico em dúvida), o povo que não anda mostrando ombros e por aí vai...

Um povo de uma cultura totalmente diferente, e apesar de metade da juventude brasileira assistir novelas latinas no idioma original, sem legenda é espantoso o rápido sucesso que as telenovelas turcas que apesar de não serem assistidas em seu idioma original estão cativando o coração dos latinos. Algo que jamais imaginei ser possível.

Como emissoras adoram ser Maria vai com as outras (o que se torna bom para os telespectadores) os turcos estão tomando conta da grade de programação.

Com uma mistura de romances açucarados ( que todo país tem) , lutas contra tradição, contrabando, pessoas ricas, a própria família. E com a mistura de telenovelas latinas e séries americanas surgi as novelas turcas, que apesar de serem tão conservados, sim as atrizes mostram o cabelo e os protagonistas se beijam na hora do sim (que geralmente é forçado, mas aí eles se casam ).

As pessoas só via Angelique Boyer e Guy Ecker quando do nada...


América Tv (Peru), Telemetro (Panáma), El Trece(Argentina), Telefe (Argentina), Mega (Chile), Canal 10 (Uruguai), Teletica (Costa Rica) Caracol (Colômbia), Telefuturo (Paraguay), Latina Television (Peru), Unitel (Bolívia), decidem adotar Kara para Ask, Mil e Uma Noites, Sila, Fatmagül se tornaram parte importante desses canais, pois mais telespectadores estarem assistindo tramas turcas. A história da jovem que sofre abuso e casa para manter as aparências, por várias noites ficou como a novela mais assistida de toda a Argentina, e terceiro programa mais assistido pela Band aqui no Brasil, liderou as noites chilenas e sempre comentadas nas redes sociais.



Quase nunca assistia a Band (tirando Floribella e Morango com Açúcar na infância) e de repente...
começo assistir a emissora por Fatmagül-A Força do Amor, entrelada por Engin Akyürek e Bereen Saat . Tudo porque de tanto ver em sites de novelas latinas descobri que era turca, mesmo sabendo que a sua antecessora era de sua mesma origem não me encantou muito a ideia, mas agora não paro de pensar em como séries/telenovelas turcas são maravilhosas.
Sofremos quando a Fatinha briga com o Kerim.

Nos alegramos quando eles se reconciliam.

Meu olhar ao ouvir as ideias da Fatinha sobre o Mustafá.

E aqui estamos nós, os latinos, unidos para dar audiência e fazer a turquia ter uma parceria com as emissoras trazendo mais novidades, em português ou espanhol.